João Turin é destaque em exposição de fotos

Desde o dia 05 de janeiro, estão expostas, na loja da Fnac, em Curitiba, uma seleção de 12 fotos, assinadas pelo fotógrafo Maringas Maciel, as quais destacam obras importantes do escultor paranaense João Turin (1878-1949).

As fotos escolhidas ilustram o livro “João Turin – Vida, Obra, Arte”, escrito pelo importante crítico de arte José Roberto Teixeira Leite e lançado pela Nossa Cultura em julho do ano passado. O livro faz parte de um resgate completo de toda a obra de Turin, o qual inclui, além do livro, uma belíssima exposição com 130 bronzes fundidos especialmente para a visitação do público, que atualmente está montada no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Entre as fotos selecionadas para a exposição na Fnac, estão as de obras muito relevantes, como a do ‘Luar do Sertão’, ‘O Frade’ e a ‘Pietà’.

Expo de fotos João Turin

Escultura “O Frade” , uma das mais relevantes da obra de Turin.

De: 06.01 a 28.02
Local: Fnac Curitiba (Park Shopping Barigui. Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê. Curitiba/PR)
Horário: 11h às 23h
Valor: Gratuito

Bate-papo:
No dia 09 de fevereiro, a partir das 19h30, acontece na Fnac um bate-papo sobre a obra de Turin, com enfoque no trabalho de resgate da sua obra. Maringas Maciel e Mauricio Appel vão conversar com o público que estiver presente, e que tem interesse em arte, principalmente a de um artista paranense.
Sobre o livro:
Vida, obra e arte do grande escultor brasileiro João Turin (1878-1949), nascido no Paraná, filho de imigrantes italianos, constituem o tema do presente livro, que em 20 capítulos focaliza os primórdios do artista em Curitiba, os anos de aperfeiçoamento em Bruxelas, o longo período parisiense, o retorno ao Brasil, as diferentes fases de sua carreira, as principais características de sua produção – concretizada em bustos, relevos, estátuas, figuras de indígenas, monumentos, alegorias, soberbas representações de animais (não fosse ele o mais importante escultor animalista que o Brasil produziu), como também em pinturas, desenhos, projetos arquitetônicos, design de móveis, objetos decorativos e inclusive, pioneiramente, de moda -, sua participação decisiva no Paranismo e, para concluir, um juízo crítico sobre sua arte e sobre o lugar que de justiça lhe cabe no panorama da escultura brasileira do século XX. Texto em português e inglês, extensa bibliografia, 247 ilustrações.Sobre o autor: José Roberto Teixeira Leite dedica sua vida à arte e mantém um rico currículo: professor universitário de História da Arte no Brasil, lecionou em instituições de renome como a UFRJ, Universidade Gama Filho, Instituto de Artes do Rio de Janeiro e Universidade Estadual de Campinas; pesquisador, fez a crítica de arte em grandes veículos da imprensa como jornal O Globo, Folha de São Paulo, revista Bravo! e Veja; curador de inúmeras exposições no Brasil e no exterior, autor colaborador de mais de 30 livros, diretor do Museu Nacional de Belas Artes (1961-1964), exerceu cargos na Associação Brasileira de Críticos de Arte por diversas vezes, membro do Conselho de Orientação da Pinacoteca do Estado de São Paulo de 1989 a 2010.
Para ir para a página do livro, clique aqui.
fotos João Turin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


4 × = oito