laowai

LAOWAI, obra de Sônia Bridi, narra sua trajetória na China

Sônia Bridi e Paulo Zero não sabiam o que esperar ao fazer uma viagem de dois anos para a China, com o seu filho de apenas três anos, Pedro. Ambos jornalistas da TV Globo, ansiavam por matérias que pudessem mostrar histórias cheias de tradições diferentes das brasileiras, as superstições chinesas, a medicina, o mundo da pirataria; até as coisas mais simples do país, como os principais pontos turísticos, e mais simples ainda, poder entrevistar cidadãos.

As tarefas mais fáceis foram as mais difíceis para eles. No livro “Laowai”, Sônia Bridi conta como a China ainda é um país de forte tradição em que a abertura para a cultura ocidental ainda é lenta e gradual e que a inserção dos laowais (estrangeiros) na cultura chinesa ainda é processo em construção.

Há uma série de assuntos e histórias que são tratados no livro “Laowai”: as dificuldades de trabalhar na imprensa, a educação chinesa, o trânsito, a culinária, o modo de se vestir, os costumes, assim como as guerras e revoluções que alteraram a vida dos chineses.  O país foi escolhido pelo casal exatamente por ser um assunto que desperta dúvidas e curiosidade de muitas pessoas.

laowai

Paulo Zero e Sônia Bridi.

Com muitos detalhes e linguagem leve, Sônia Bridi aproveita ao máximo o país, narrando não só o que vivenciou lá, mas todas as dificuldades de ficar longe da família, dificuldades profissionais e também as alegrias de ter explorado algo tão único.

Paulo Zero é veterano em coberturas internacionais, com 30 anos de carreira; vários brasileiros acompanharam pelas suas imagens as Copas do Mundo da França, Japão e Coréia do Sul, a queda das Torres Gêmeas, a guerra Civil em El Salvador, entre outros acontecimentos. Já Sônia Bridi foi correspondente internacional da TV Globo em Nova York e Londres. Suas principais coberturas foram: a tentativa de impeachment do Presidente Bill Clinton, a eleição do Presidente Lula, além de ter fechado a Angra 1, por  ter denunciado falhas no projeto da usina.

Sônia também é autora da série “Diário do Clima”, o qual virou livro em 2013 pela Globo Livros.

A Nossa Cultura fez uma versão em audiolivro do livro LAOWAI, a qual é narrada pela própria autora.

Clique aqui para conhecer as versões disponíveis em papel e em audiolivro, este último também pode ser comprado por download.

(Por Maria Luiza Lago)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 + = seis