mais que um leão por dia

A saga do brasileiro que cruzou a África de bicicleta

Percorrer 12 mil quilômetros pela África, sobre uma bicicleta, enfrentar terrenos acidentados, calor escaldante, frio de bater os dentes, comidas indigestas, diferenças culturais, guerras civis, tudo isto misturado a paisagens exuberantes, animais selvagens e a alegria de participar de uma das expedições que mais atraem turistas ao continente africano, o Tour d’Afrique.

O que pode parecer loucura para muitos, para outros é simplesmente um sonho. No caso do jornalista Alexandre Costa Nascimento, um sonho realizado contado, com detalhes, no livro “Mais que um Leão por Dia“, recém-lançado pela Editora Nossa Cultura e que em breve estará disponível nas principais livrarias do país.

África

Durante quase quatro meses, o autor passou por onze países diferentes – saindo do Egito, passando pelo Sudão, Etiópia, Quênia, Tanzânia, Malauí, Zâmbia, Zimbábue, Botsuana, Namíbia até chegar ao destino final – a África do Sul.

O resultado da expedição Tour d’Afrique, além da aventura inesquecível, foi uma transformação pessoal do autor, a qual é visível nas páginas do livro, além da vontade de pedalar mais e mais. Alexandre sempre foi engajado na adoção da bicicleta como estilo de vida e meio de mobilidade urbana. Até decidir participar da expedição, realizada em 2013, o jornalista tentou apoio do jornal onde trabalhava e que trilhava uma carreira promissora. Mesmo sem o apoio do veículo, decidiu se arriscar, montando um fundo comunitário de patrocínio para arrecadar dinheiro e viabilizar a viagem.  Deu certo.

África

Alexandre Costa Nascimento durante etapa do Tour d’Afrique no Malauí.

Ler o livro de Alexandre é sentir-se na garupa da sua bicicleta, enfrentando as dificuldades e as delícias do longo percurso, a interação com os outros participantes, com a população local e com o meio – ora urbano, ora selvagem – dos países africanos. Além das histórias impressionantes, a viagem resultou em um álbum de fotos fantástico, tão rico e vasto que não coube nas páginas do livro impresso. Foi preciso um site exclusivo para ele, o qual está disponível no endereço blog.nossacultura.com.br/leaopordia

Para quem tem o livro em mãos, o acesso ao álbum de fotos digital pode ser feito pelo QR CODE impresso no início de cada capítulo.

Bate-papo de lançamento

A partir de maio, o autor inicia uma maratona de eventos para divulgar o livro, começando por Curitiba, cidade onde mora.

No dia 06 de maio, quarta-feira, a partir das 19h30, Alexandre estará presente na Fnac Curitiba (ParkShopping Barigui. Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600) conversando com o público e autografando os livros. Neste ocasião será aberta oficialmente a exposição de fotos da expedição Tour d’Afrique, a qual estará disponível para visitação até o dia 30 de maio, no café da livraria.

Para comprar o livro Mais que um Leão por Dia, clique aqui.

Assista ao vídeo do lançamento realizado na Fnac e as fotos do bate-papo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× dois = 10